segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FC 16 0212 Aprendendo a exercer misericórdia


aprendendo a exercer a misericórdia

Palavra ministrada pelo pastor Odailson no Culto de Celebração em 26 de fevereiro de 2012



Quebra-gelo:

Se alguém matasse uma pessoa da sua família você perdoaria?

Texto: Lucas 9.51-56 (citação bíblica na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)

“54b ‘Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?’ 55 Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu... pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los”.

Ponha em discussão:

1. O pastor Odailson começou a mensagem falando sobre o assunto que ocupou a mídia antes do carnaval: o julgamento do Caso Eloá. O que você está lembrado sobre esse assunto? Qual a condenação de Lindemberg? E o sentimento das pessoas após o julgamento?

 Lindemberg Alves foi julgado por 4 dias e condenado por 12 crimes: homicídio qualificado contra Eloá, duas tentativas de homicídio duplamente qualificado contra Nayara e o Sgt PM Athos Valeriano, cinco cárceres privado e quatro disparos de arma de fogo.

O sentimento da família e de todos é que foi feito justiça. ƒ Várias outras respostas.

2.Bem feito!”, “Vai apodrecer na cadeia!,” “Vai pagar por seus erros!”, você não pensou assim? Em sua opinião o que seria de nós se Deus fizesse justiça conosco?  Várias respostas.

3. Na mensagem foi dito que devemos ter três atitudes para exercer misericórdia. A primeira é conhecer o nosso Deus. Por que isso é importante?

 Porque o nosso Deus é misericordioso (cf. Ez 18.23, 32), não tem prazer na morte do ímpio.

Porque as misericórdias do nosso Deus não têm fim (cf. Lm 3.22-23).

ƒ Porque ao conhecermos nosso Deus misericordioso devemos imitá-lo (cf. Lc 6.36).

4. Segundo o que foi pregado pelo pastor, como conhecemos a misericórdia de Deus e como podemos aprender a sermos misericordiosos?  Deus revela a sua misericórdia através do seu Filho (cf. Jo 3.16-17). Jesus nos ensina a misericórdia nas famosas parábolas do samaritano (Lc 10.33) e do filho pródigo (Lc 15.11) por exemplo.  ƒ Jesus nos ensina pelo exemplo: a cura do leproso (Mc 1.41), a viúva de Naim (Lc 7.13), a mulher adúltera (Jo 8.1-11), por todo povo (Mt 9.36) e etc. 

5. Você pode citar um exemplo onde podemos exercer misericórdia uns com os outros?

 Várias respostas.

Aplicação: Somos uma Igreja de Cristo rica em misericórdia! Sempre seremos cheios de compaixão pelos doentes, famintos, desabrigados, presos, pecadores. Nunca seremos acusadores ou caluniadores dos nossos irmãos. Sempre seremos como Cristo, prontos para perdoar o tempo todo! Você que ainda não atendeu o chamado de Jesus, ele te chama hoje: “Vem!” Aceite o seu convite e perdão. Deus, que é rico em misericórdia, enviou o seu Filho para todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna!  



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

N Os estudos para as células são postados no blog do Pr. Pedro: www.opresbiterocristao.blogspot.com .

U Escola dominical para crianças. Se você deseja servir nossas crianças e a Deus neste ministério procure a irmã Elionete. O Mestre está lhe convocando!

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h. Pontualmente. Não percam!

' Telefones: Josemar Viana 8625.3932 / Pedro Jr. 8546.9773

FC16-0212

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Programação, Boas Normas e os 10 Mandamentos do Retiro de Carnaval

F Programação N




Sábado

10h – Boas-vindas
12h – Almoço
13h – Tempo livre
15h – Gincanas e etc.
18h30 – Jantar
20h às 22h – Louvorzão
00h – Silêncio total

Domingo

7h – Devocional
8h – Café da manhã
9h – Culto de Celebração
11h – Tempo livre
12h – Almoço
13h – Tempo livre
15h – Gincanas e etc.
18h30 – Jantar
20h às 22h – Louvorzão
00h – Silêncio total

Segunda-feira

7h – Devocional
8h – Café da manhã
9h – Mais de Deus: “Tá decidido: eu sou de Cristo!”
11h – Tempo livre
12h – Almoço
13h – Tempo livre
15h – Gincanas e etc.
18h30 – Jantar
20h às 22h – Louvorzão
00h – Silêncio total

Terça-feira

7h – Devocional
8h – Café da manhã
9h – Mais de Deus: “Tá decidido: eu sou de Cristo!”
11h – Tempo livre
12h – Almoço
13h – Limpar e organizar
14h – Encerramento







U BOAS NORMAS!


٠ Cresça um pouco mais, concentre-se no recado que Deus tem para sua vida!
٠ Aproveite ao máximo as atividades.
٠ Conviva com alegria, disposição, otimismo, compreensão, cooperação e amor.
٠ Observe os horários, eles devem ser cumpridos;
٠ Cuide de seus objetos pessoais, mantenha suas coisas em ordem;
٠ Colabore em tudo o que for preciso, afinal você faz parte do grupo;
٠ Aproveite este tempo para se aproximar de Deus e das pessoas;
٠ Na piscina: para meninas biquíni (com shorts por cima da tanga). Para os meninos: bermuda, ou seja, nada de sunga!
٠ Não será permitido levar qualquer tipo de fogos de artifício;
٠ É proibido nadar no lagos;
٠ Será terminantemente proibido “FICAR” no acampamento; casais de namorados não devem se afastar do grupo;
٠ É proibido meninos entrarem no alojamento das meninas e vice-versa;
٠ Será proibido fazer qualquer espécie de brincadeira com qualquer pessoa que não esteja disposta a brincar. Respeite o seu amigo.

٠ É proibido pegar frutas nas árvores (cocos, laranjas, carambolas...);
٠ Qualquer problema ou dificuldade comunique ao seu monitor.



os 10 MANDAMENTOS DO RETIRO

 Não atracarás o seu próximo (carinhosa ou violentamente);
Não murmurarás;
ƒ Honrarás os seus líderes sobre todas as coisas para que sua noite de paz se prolongue;
Não mentirás;
Não agiras de má fé com seu próximo;
Seus líderes têm sempre a razão;
Pensarás primeiro no seu próximo (principalmente nos momentos das refeições e do banho);
ˆ Estarás sempre disposto;
Cumprirás todas as tarefas sem reclamar;
Š Desfrutarás deste acampamento como se fossem os últimos dias da sua vida.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presbíteros, bispos ou pastores

Presbítero, bispo e pastor são três designações para uma mesma função na Igreja de Cristo do Novo Testamento. Portanto, não há base bíblica para a diferenciação que se faz em muitas denominações. Confira abaixo os textos bíblicos:



Os "presbíteros" da igreja em Éfeso foram constituídos em "bispos" sobre o rebanho, com a finalidade de "alimentar" (pastorear, poimainein) a igreja de Deus (At 20:17, 28);

Em 1Pedro 5:1-2 os deveres de um "pastor" são atribuídos aos "presbíteros”;

Em Tito 1:5-9, os termos "presbítero" e "bispo" são usados intercambiavelmente;

O substantivo "pastor" (poimen) não é usado para se referir aos oficiais da igreja, mas o verbo relacionado que significa "agir como um pastor de ovelhas" (poimaino) é aplicado aos presbíteros (At 20:28; 1Pe 5:2);

O termo "bispo" é uma tradução diferenciada da palavra grega episkopos que também é aplicada aos presbíteros, conforme já vimos em Atos 20:28 e significa "superintendente" ou "supervisor";

O nome "presbítero" (presbutero) significa "mais velho" ou "ancião" e eles são citados no livro dos Atos dos Apóstolos (At 11:30; 14:23; 15:6, 22; 16:4; 20:17, 28; 21:18).



Compete aos presbíteros, bispos ou pastores:



Presidir (1Tm 5:17);

Liderar (1Pe 5:2-5);

Cuidar (1Tm 3:4-5);

Ensinar (Ef 4:11; 1Tm 3:2);

Dedicar-se à palavra e ao ensino (1Tm 5:17);

Exortar pelo reto ensino e convencer os que o contradizem (Tt 1:9).



Quanto às suas qualificações, os presbíteros juntam traços do caráter e atitudes íntimas com requisitos que não podem ser preenchidos em curto espaço de tempo, senão em um período de muitos anos de vida cristã fiel (Grudem, 768). Elas podem ser encontradas em 1Timóteo 3:1-7 e Tito 1:5-9 e são as seguintes:



Ser prudente (1Tm 3:2; Tt 1:8);

Ser hospitaleiro (1Tm 3:2; Tt 1:8);

Ser apto para ensinar (1Tm 3:2; 5:17; Tt 1:8);

Não ser violento, mas amável (1Tm 3:3; Tt 1:7);

Ser pacífico (1Tm 3:3);

Não ser apegado ao dinheiro (1Tm 3:3);

Não ser recém-convertido (1Tm 3:6);

Ter boa reputação perante os de fora (1Tm 3:7);

Não ser orgulhoso (Tt 1:7);

Não ser briguento (Tt 1:7);

Ser amigo do bem (Tt 1:8);

Ser justo e consagrado (Tt 1:8);

Ter domínio próprio (Tt 1:8);

Ser irrepreensível (1Tm 3:2; Tt 1:6);

Ser sóbrio (1Tm 3:2; Tt 1:7);

Ser respeitável (1Tm 3:2);

Não ser apegado ao vinho (1Tm 3:3; Tt 1:7);

Não ser ávido por lucro desonesto (Tt 1:7);

Ser apegado à palavra fiel (Tt 1:9);

Ser marido de uma só mulher (1Tm 3:2; Tt 1:6);

Saber governar a própria família (1Tm 3:4);

Manter os filhos sujeitos (1Tm 3:4-5; Tt 1:6).



A pluralidade de presbíteros parece ser o padrão das Igrejas no Novo Testamento (At 14:23; 20:17; Tt 1:5; Tg 5:14; 1Pe 5:1-2), seja em cada igreja (At 14:23) ou em cada cidade (Tt 1:5).


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FC15 0212

UMA IGREJA COM O CORAÇÃO DE JEsUS!

Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 12 de fevereiro de 2012



Quebra-gelo:

Diga algo positivo sobre a pessoa que está à sua direita.

Texto: Mateus 9.35-38

“35 Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças”.

Ponha em discussão:

1. Segundo a mensagem, ao olharmos para Mt 16 veremos uma igreja destemida; em At 2 uma igreja perseverante na doutrina dos apóstolos, comunhão e oração; em Ap uma igreja vitoriosa e em 1Co uma igreja “problemática”. Para o pastor Josemar, ao olharmos para Mt 9.35-38 vemos uma igreja comprometida em alcançar o perdido. Por quê?

 Jesus ia por cidades e povoados pregando as boas notícias do Reino (v.35, 1Tm 1.15)

Essa é a vontade de Deus por toda a Bíblia (Ez 18.23).

ƒ A igreja de Atos, ao ser dispersa, foi pregando em toda parte as boas novas do Reino (At 8.4).

2. A ICQC, com a visão de alcançar 200 membros até dezembro, já saiu de 40 para 70 irmãos. O que você acha disso?

 Nós já somos uma igreja de pais e mães de multidões! Assim nos vemos! Aleluia!

Assim como a mulher samaritana em Jo 4, levaremos nossa cidade aos pés de Jesus!

ƒ Várias outras respostas.

3. Jesus não foi indiferente às necessidades das pessoas que estavam aflitas, cansadas, desorientadas como ovelhas sem pastor. Somos uma igreja cheia de compaixão. Como podemos confirmar essa característica?

 Por mais de 30 almas perdidas alcançadas pelas boas notícias do Reino anunciadas por nós.

Pelos feridos sendo sarados.

ƒ Aflitos e oprimidos sendo libertos.

Famílias sendo restauradas.

O nosso desejo intenso em nos deixar ser usados ainda mais!

4. Então, como continuar fazendo tudo isso na dependência de Deus?

 Orando, orando, orando... Tudo em Jesus era movido pela oração.

Fazendo a nossa parte: anunciando as boas notícias do Reino (evangelizando, Jo 16.8).

ƒ Fazendo a nossa parte: discipulando os que vão aceitando a mensagem (discipulado um a um).

Confiando no fato que é Deus quem dá o crescimento (1Co 3.6-7).

Aplicação: Somos uma igreja com o coração de Jesus! Como nosso mestre, temos um estilo de vida evangelístico e anunciamos as boas notícias do Reino em todo lugar. Somos uma igreja com o coração de Jesus, por isso fazemos o discipulado um a um como ele fez com seus discípulos. 2012: O ano da multiplicação! – 200 irmãos até dezembro: Cremos que é possível para Deus nos dar esse crescimento! Vamos viver uma vida consagrada! Vamos ter um estilo de vida evangelístico! Vamos fazer pelo menos três discípulos este ano! Vamos multiplicar nossas células duas vezes em 2012! E isto é só o começo!



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

U Subir o Monte (Sabiaguaba) dia 24/02. Saída do ônibus às 19h30 do Quintino Cunha.

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO DE CARNAVAL ÀS 17h.

FC15-0212

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Segundo Tito 1.6 o pastor deve ter filhos crentes?

Para ser um pastor (presbítero ou bispo) na Igreja de Cristo é necessário ter filhos crentes? E mesmo que haja todas as qualificações bíblicas, mas os filhos são crianças pequenas, ainda assim pode ser um bispo? E se não tiver nenhum filho, pode ser um presbítero na Igreja?



Esse assunto tem gerado uma controvérsia na Igreja e no nosso Movimento (chamado no princípio como “A Reforma Atual” ou “A Reforma Presente” e posteriormente como Movimento de Restauração ou mais recentemente Movimento Stone-Campbell) não é diferente. Afinal, como deve ser a vida do pastor quanto aos filhos?



Em Tito 1.6 como o termo grego “pistos” pode ser traduzido? Os estudiosos têm se dividido e traduzido de duas maneiras. Tanto "crentes" (no sentido de serem convertidos a Cristo) como "fiéis" (no sentido de serem "dignos de confiança" dos pais) podem ser usados corretamente.



Confira abaixo o texto de Tito em algumas das mais importantes traduções evangélicas em língua portuguesa (Atualizada, Corrigida, NVI e Linguagem de Hoje) e, inclusive, uma das melhores traduções católicas (JER):



“...que tenha filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem são insubordinados” – Almeida, Revista e Atualizada (RA)



 “...que tenha filhos fiéis que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes” – Almeida, Revista e Corrigida (RC)



“...e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão” – Nova Versão Internacional (NVI)



“...cujos filhos tenham fé e não possam ser acusados de dissolução nem de insubordinação” – Bíblia de Jerusalém (JER)



“...os seus filhos devem ser cristãos e não ter fama de maus ou desobedientes” – Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)



No Novo Testamento a palavra grega “pistos” pode significar "eu creio", "fé", mas também pode ser traduzida por "fidelidade". Seu oposto, que no idioma neotestamentário corresponde à palavra “apistos”, significa "incredulidade" ou "infidelidade" (Pinto e Metzger, 36 e 64).



Portanto, para nós a segunda opção, a tradução por "fidelidade" ou "digno de confiança" parece ser a mais apropriada, pois dessa forma Tito 1.6 não irá contradizer 1Timóteo 3.4 onde está escrito que o bispo deve governar bem a sua casa e ter os seus filhos em sujeição, ou seja, sob disciplina.



Além disso, a palavra “pistos” foi traduzida por "fiel" em 1Timóteo 1.12 com o sentido de ser digno de confiança e fidelidade (RA, NVI, JER). Já a sua forma feminina, que aparece com o mesmo sentido em 1Timóteo 3.11 em referência às mulheres ou diaconisas, é traduzida como "fiéis" (RC) ou "confiáveis" (NVI).



Por isso os filhos dos pastores, quer sejam crianças pequenas ou adultos ainda vivendo com os pais, pois a palavra grega usada “tékna” significa filhos e filhas em geral, não devem ser acusados de dissolução (libertinagem) nem insubordinação (rebeldia).



A palavra traduzida aqui por dissolução (asotia) significa "deboche", "devassidão", que em Efésios 5.18 é associada a bebedeiras, folias e festivais pagãos. Literalmente significa "não poupar nada" (MacArthur, 116). O foco são os pecados sexuais ou grosseiros (ex.: alcoolismo, dependência química), embora não esteja limitado a tal significação.



Já o termo traduzido como rebeldia, insubordinação ou desobediência (anupotakos) descreve uma das "tentações que assolam os jovens, cujas personalidades são instáveis, aos quais, naturalmente, faltam respeito aos pais, anciãos e autoridades devidamente constituídas. Ainda que o homem tenha todas as qualificações para o presbitério, se não tiver podido controlar seus filhos, e ainda que isso não seja culpa sua, não poderá ser presbítero, pastor ou bispo" (Champlin, Vol. 5, 418).



Portanto, Tito quis dizer que os filhos dos bispos devem ser dignos da confiança deles e não sejam rebeldes ou andem dissolutamente. Por fim, vale ressaltar que o Novo Testamento não diz absolutamente nada que impeça que um homem casado qualificado e sem filhos seja bispo. Porque proibir o que a Bíblia não faz?





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FC14 0212

seguindo a cristo sem temor

Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 5 de fevereiro de 2012



Quebra-gelo:

Cite três coisas que você gosta de fazer com seu melhor amigo (ou amigos)?

Texto: Mateus 9.9

“Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Siga-me’. Mateus levantou-se e o seguiu”.

Ponha em discussão:

1. O pastor Josemar iniciou a mensagem falando da “má fama” de Jesus. Você pode citar uma das coisas que se dizia dele?

 Vinha de Nazaré: “pode vir alguma coisa boa de Nazaré” e de lá foi “expulso”.

Beberrão, comilão, amigo de pecadores e publicanos.

ƒ Havia rumores que andava com prostitutas.

2. Você teria coragem de deixar tudo para seguir alguém assim? Por quê?

 Várias respostas.

3. Segundo a mensagem, quais foram as razões que fizeram Mateus seguir Jesus?

 Jesus ensinava com autoridade incomparável (Mt 7.28-29).

Havia poder nas palavras de Jesus (Mt 8.27, sobre a natureza).

ƒ Mateus entendeu que somente Jesus tem poder para perdoar pecados (Mt 9.1-8).

4. As palavras de Jesus tinham autoridade e poder. Por quê?

 Era diferente dos religiosos (Mt 7.29, mestres: escribas e fariseus).

É a voz de Jesus que ouviremos no dia final (Mt 25.34, 41).

ƒ Suas palavras tinham poder sobre a natureza, o mundo espiritual (Mt 8.28-34), as doenças e a morte (Mt 9.23-26, a filha de Jairo).

Por quê? Porque ele é Deus (Fp 2.5-11).

5. O pastor disse que todas as religiões têm coisas positivas a ensinar. Também falou que nelas é o homem que busca Deus. Mas no cristianismo é Deus que busca o homem e somente em Jesus temos a promessa de vida eterna. Como é isso?

 Porque somente Jesus pode perdoar pecados (1Pe 1.18-20).  

Ele veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10).

ƒ Em Jesus não há mais condenação (Rm 8.1,38-39).

Aplicação: Ninguém entra em algo que vai mudar toda sua vida sem primeiro avaliar os custos e benefícios. Mateus deixou uma vida estável e bem sucedida para seguir Jesus. Ele percebeu que Jesus ensinava com autoridade, que suas palavras tinham poder e que somente ele tinha poder para perdoar pecados. Essa escolha mudou sua vida para sempre! Jesus hoje está falando para você o mesmo que disse para Mateus: “Siga-me!” Jesus quer transformar a sua vida. “Siga-me!” Venha você também seguir Jesus! Venha fazer parte do exército dos conquistadores! Venha ser mais que vencedor! Você quer seguir a Jesus sem temor?

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

U Subir o Monte (Sabiaguaba) dia 24/02. Saída do ônibus às 19h30 do Quintino Cunha.

V Retiro Carnaval. Inscrição (com Verônica) e pagamento até domingo (R$ 50,00).

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO: Domingo às 18h. Pontualmente. Não percam!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Podem as mulheres ser pastoras?

O papel da mulher na Igreja de Cristo é um assunto muito importante. Diferenças neste assunto têm dividido muitas igrejas e por isso não deve ser menosprezado. Sabemos que existem várias interpretações dos textos bíblicos e muitas opiniões diferentes quanto a este tema. Porém, esse assunto doutrinário importantíssimo está na categoria de assuntos não-essenciais, ou seja, de opinião e não devemos nos dividir por isso.



Eu entendo que Deus criou homens e mulheres iguais em importância, pois ambos são dotados da imagem divina (Gn 1:26-31) e reconheço que a Igreja não tem ensinado e praticado essa igualdade, esquecendo que as mulheres têm acesso a todas as bênçãos da salvação (At 2:17-18; Gl 3:26-28) e o elevado grau de respeito e dignidade que Jesus Cristo dispensou a elas (Grudem, 786).



No Novo Testamento existem dois textos-chave sobre esse assunto. Em 1Timóteo 2:11-14 parece que o apóstolo está se referindo ao culto público da igreja:



11 A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora”.



Neste contexto, as mulheres não têm permissão para ensinar nem ter autoridade sobre o homem.



O ensino e a autoridade são funções exclusivas de um pastor, presbítero ou bispo e é isso que Paulo está proibindo aqui. Aos pastores são requeridos os deveres de supervisão, ensino, pregação, direção, pastoreio e proteção da igreja contra as heresias. Portanto, as mulheres não podem ocupar oficialmente a função pastoral sem colidir com esta passagem doutrinária.



E isto também está baseado na ordem da criação, nos princípios estabelecidos por Deus para o homem e a mulher antes da queda e a entrada do pecado no mundo. Ao homem coube a liderança na família e foi a quebra deste princípio por Eva, que enganada por Satanás inverteu os papéis de masculino e feminino, pecou e conduziu seu marido ao pecado se tornando transgressora (Grudem, 787).



A outra passagem fundamental na nossa visão do papel da mulher na igreja também foi escrita por Paulo, só que para os irmãos na cidade de Corinto. Em 1Coríntios 14:33-36 o apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo, está se referindo novamente à uma função exclusiva dos pastores:



“33 Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, 34 permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. 35 Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja. 36 Acaso a palavra de Deus originou-se entre vocês? São vocês o único povo que ela alcançou?”



Observe no contexto o versículo 29 que diz assim:



"Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e outros julguem cuidadosamente o que foi dito".



Parece que o contexto aqui é a avaliação e julgamento das profecias proclamadas publicamente na igreja.



Assim, entendemos que 1Coríntios 14:33b-36 está proibindo as mulheres de fazerem uma avaliação e julgamento das profecias na congregação, que seria uma função de autoridade sobre toda a igreja local e isto é exclusivo dos pastores.



Paulo não está proibindo as mulheres de falarem na igreja, pois em 1Coríntios 11:5 ele permite que elas falem (profetizem) na reunião pública da igreja:



“E toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada”.



As filhas de Felipe profetizavam na Igreja de Cristo em Cesaréia (Atos 21:8-9):



“8 Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Felipe, o evangelista, um dos sete. 9 Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam”.



Da mesma forma, as mulheres também profetizavam na Igreja de Cristo em Corinto.



Os ensinos paulinos em 1Timóteo 2 e 1Coríntios 14 não são incoerentes, pois nestes dois textos ele está preocupado em manter a liderança masculina (pastores, presbíteros ou bispos) no ensino e governo da igreja (Grudem, 788). Portanto, as mulheres não podem ser pastoras, presbíteras ou bispas na Igreja de Cristo.



Porém, o Senhor nosso Deus concedeu às mulheres dons para o exercício dos ministérios, liderança dos grupos de cristãos nas casas (células), obras missionárias, entre outras atividades na igreja. No culto público, com a permissão dos presbíteros (bispos ou pastores), elas também podem fazer uma oração, cantar, testemunhar, profetizar, ministrar uma palavra e etc.



Na minha opinião, as igrejas que ordenam mulheres para o ofício pastoral perdem pontos no quesito "pureza da igreja", mas isso não quer dizer que elas deixem de ser igrejas verdadeiras e que a nossa comunhão deva ser rompida. Pelo contrário, a unidade deve sempre ser preservada.



Graças a Deus, em nosso Movimento, a autonomia das congregações locais é inviolável. Ninguém e nenhuma associação, ministério ou instituição tem o direito de intervir na igreja em uma determinada localidade geográfica. Se uma igreja quer ordenar ou não as mulheres para o ministério pastoral, diaconal ou qualquer outro cargo ou função, que assim faça no exercício da sua liberdade e independência.



"Interpretações e deduções das Escrituras, embora podendo ser verdadeiras, não se podem transformar em mandamentos e ordenanças da Igreja. Opiniões divergentes quanto a tais interpretações não se deverão transformar em empecilho para se comungar na Igreja", assim decidiram os obreiros das Igrejas de Cristo no Planalto Central do Brasil em 1987 (As Marcas das Igrejas de Cristo).