quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TADEL 1-0812


insubmissão E REBELDIA: A tiririca NO JARDIM DAS IGREJAS EM CÉLULAS



A tiririca é uma das principais plantas daninhas, tem em sua raiz bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos, interligados em forma de corrente, de onde surgem as folhas e as hastes florais. Uma peste difícil de ser combatida, pois ela se arraiga profundamente no solo. A tiririca no jardim das igrejas em células é a insubmissão e a rebeldia. Uma verdadeira sementinha do mal. Exemplos: O pastor pede para fazer alguma coisa e o líder de célula diz que não vai fazer. O supervisor convoca para o TADEL e ele responde com ironia e não vai. Marca com seus discípulos e não chega na hora ou nem aparece. Escolhe líderes e marca multiplicação sem decidir junto com seus supervisores. Um líder independente está fora da visão geral das células e do Reino de Deus – Pr. Abe Huber, Visão MDA.

1. – A AUTORIDADE DELEGADA (por pastor Aluízio A. Silva – Videira Igreja em Células. Curso de Treinamento de Líderes, p. 15 e 18).

v “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” – Romanos 13.1,2.
“Em todo o universo, só existe uma autoridade: a que procede do próprio Deus e do seu trono. Para servir a Deus, não podemos violar a autoridade. Se violarmos a autoridade, seguiremos o caminho de Lúcifer. Ele questionou e violou a autoridade de Deus. Não aceitou ser submisso a Ele... 
O que é pregar o evangelho? É trazer pessoas que estão em rebeldia contra Deus, fazendo a própria vontade, para se submeterem a autoridade divina, aprendendo a fazer a Sua vontade. Mas como podemos pregar o evangelho para que as pessoas se submetam à autoridade de Deus, se nós mesmos não nos submetemos? Satanás não teme nossas palavras, mas nossa submissão a Deus... Muitas pessoas fazem grandes obras para Deus, mas não estão submissos à Sua autoridade (Mt 7.21-23). É por isso que ensinamos a visão dos vencedores. Vencedores não são apenas aqueles que receberam a salvação, mas os que foram salvos e se encontraram com a autoridade.

v “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” – Hebreus 13.17.
“Onde o reino de Deus está estabelecido, ou seja, Seu governo e autoridade, há justiça, paz e alegria no Espírito (Rm 14.17). Em outras palavras, quando a autoridade delegada é exercida corretamente, esse é o resultado obtido.

a. Os líderes da Igreja possuem autoridade delegada – estamos aqui exercendo a autoridade que nos foi delegada por Cristo (2Co 5.20). Entretanto tal autoridade pertence a Deus e nos foi delegada apenas para auxiliar no governo da igreja. Não devemos exercê-la como dominadores do rebanho, mas com a atitude de Cristo: dar a vida pelas ovelhas (Jo 10.11; 1Pe 5.2,3).

b. A autoridade delegada procede da responsabilidade – Quem tem responsabilidade e a exerce conquista autoridade. Assim, não posso exercer autoridade sobre pessoas pelas quais não sou responsável.

c. A autoridade delegada nunca vai além da responsabilidade – O limite da autoridade é, portanto, a responsabilidade. Nunca vai além dela. O inverso também é verdadeiro: quando deixamos de assumir a responsabilidade, perdemos a autoridade”. 

 2 – NADA DE INDEPENDÊNCIA – PRESTE CONTAS (por pastor Abe Huber e pastor Ivanildo Gomes – Igreja da Paz. Treinamento de Líderes de Células, p. 109).

v “Você têm preenchido regularmente o relatório da sua célula? E quanto às reuniões de discipulado: você é assíduo?

v Um líder independente está fora da visão geral das células e do Reino de Deus.

v Entregue seu relatório com os dados devidamente preenchidos para o seu supervisor ou líder responsável por recolhê-los. Observe os prazos, pois eles também têm prazo marcado para entregar na secretaria.

v Ao planejar algo maior na sua célula, como um retiro, mudança de local da reunião ou a multiplicação propriamente dita, comunique com antecedência e decida junto com seus supervisores”. 
TADEL 1-0812

terça-feira, 14 de agosto de 2012

FC38-0812 Um Clamor por Pais


um clamor por pais
Palavra ministrada pelo pastor Pedro Agostinho Jr. no Culto do Dia dos Pais em 12 de agosto de 2012

Quebra-gelo:
Compartilhe algo positivo sobre seu pai (avô ou padrasto).

Texto: 2Coríntios 6.18 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
“E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor todo-poderoso”.

Ponha em discussão:
1. Ser pai é um projeto de Deus, uma missão (Pv 22.6). Diga uma função dos pais na família?


ΠPais demonstram amor.
 Pais treinam.
Ž Pais disciplinam.
 Pais suprem as necessidades.
 Pais são modelo e exemplo.
Várias outras respostas.


2. Sociólogos, psicólogos, psiquiatras, médicos, pedagogos e outros educadores apontam a ausência dos pais como a tendência mais destrutiva em nossa geração. Quais as principais consequências da ausência dos pais na vida dos filhos?


ΠAbandono dos estudos e desemprego.
 Vícios do álcool e das drogas.
Ž Prostituição.
 Gravidez na adolescência.
 Abuso sexual.
Depressão e suicídio.


3. A Igreja é comparada a uma família na Bíblia (2Co 6.18). O Novo Testamento mostra que na “família de Deus” há “filhinhos, jovens e pais” (1Jo 2.12-14). Em sua opinião o que faz um “pai” espiritual?
Œ Várias respostas.
4. Na Grande Comissão o Senhor Jesus nos ordena a ser “pais espirituais” (Mt 28.19). Como você pode se tornar um pai espiritual?
Œ Várias respostas.
Ministração: Na família e na igreja o pai desempenha uma função muito importante e absolutamente essencial. Ser pai é um projeto de Deus, uma missão. Pais demonstram amor, treinam, disciplinam, suprem as necessidades e são exemplo para os filhinhos. Quando o pai ausenta-se da família o resultado é desastroso: Abandono dos estudos e desemprego, vícios do álcool e das drogas, prostituição, gravidez na adolescência, abuso sexual, depressão e suicídio.
   Na igreja a ausência dos “pais” também é desastrosa para os filhinhos: imaturidade, falta de santidade, falta de compromisso, religiosidade, abandono da fé e etc. Infelizmente, há muitos órfãos espirituais na Igreja de Jesus que não foram alimentados, cuidados, treinados, encorajados e aconselhados nos princípios bíblicos.
   Você pode e deve ser um “pai espiritual”. Talvez você nunca tenha tido um pai espiritual, mas não quer dizer que você não possa ser um. Se você for esperar até achar que está preparado nunca será um. Não existe pai perfeito, natural ou espiritual. Você só precisa ser fiel e obediente ao Senhor Jesus. Você pode e deve ser um “pai espiritual”. Você só precisa compartilhar o que Deus já lhe deu!
(Líder: ministre na vida dos membros da célula que eles serão “pais espirituais” e diga como).

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)

avisos e agenda da igreja
¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO todo domingo às 18h na escola pública Dom Helder Câmara.
F TADEL – Treinamento Avançado de Líderes toda terça-feira às 19h30 na casa da irmã Francisca.
þ O Treinamento de Líderes de Células – TLC toda quinta-feira às 19h30 na casa da irmã Creuza.
FC38-0812

nossa Agenda de ORAÇÃO – 2012

I – Completa rendição ao Senhor Jesus
Por uma completa e contínua rendição ao Senhor Jesus em todas as áreas da nossa vida (física, emocional e espiritual = corpo, alma e espírito). Isso implica em salvação, cura e libertação entre nós.

II – Vida de oração e jejum
Por uma vida de oração intensa (TSD, culto doméstico, na célula, no começo do TADEL, Vigilhão dos “mais que vencedores”, vigílias). E por um aprofundamento no conhecimento e na prática do jejum bíblico.

III – Liderança da igreja
Que Deus dê sabedoria e entendimento ao pastor Josemar para dirigir a igreja debaixo da vontade do Senhor e por sua família (Lenira e filhas). Pelo pastor Pedro e sua família. Pelos líderes de célula (e em treinamento), supervisores (área, setor, distrito, região, rede) e demais pastores (ou presbíteros ou bispos).

IV – Unidade da Igreja
Amor, paz e harmonia entre os membros da nossa congregação e em todos os níveis. Assim como por toda a Igreja na face da Terra.

V – Plenitude do Espírito
Derramamento do Espírito Santo sobre a igreja, exercício genuíno dos dons e poder para vencer as batalhas espirituais.

VI – Estilo de Vida Evangelístico
Viver em santidade, desenvolver relacionamentos, evangelizar familiares, amigos e colegas. Pedir graça de Deus para garantirmos que todos sejam bem discipulados. Treinar e enviar os discípulos.

VII – Multiplicação Explosiva das Células
O crescimento explosivo da ICQC por meio da multiplicação das nossas células como resultado da vida de Deus nos discípulos.

VIII – O Ano da Frutificação: 200 Membros até Dezembro
Cremos que é possível para Deus nos dar esse crescimento! Vamos viver uma vida consagrada! Vamos ter um estilo de vida evangelístico! Vamos fazer pelo menos três discípulos este ano! Vamos multiplicar nossas células duas vezes em 2012!

IX – Nossas Famílias
Amor e respeito entre marido e esposa; vigilância contra os vícios e o sexo antes ou fora do casamento; filhos criados no temor do Senhor, com disciplina, limites e honrando os pais.

X – Autoridades Civis e Militares
Interceder por todas as autoridades nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal), diante dos grandes desafios nacionais (emprego, saúde, educação, violência e tráfico, corrupção, imoralidade...).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FC37-0812 A fé que agrada a Deus


a fé que agrada a deus: o exemplo de abel, enoque e noé
Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 5 de agosto de 2012

Quebra-gelo:
Se você pudesse fazer uma pergunta para Noé, qual seria?

Texto: Hebreus 11.1-7 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
“1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”.

Ponha em discussão:
1. O pastor Josemar usou o exemplo de Abel, Enoque e Noé para nos ensinar o caminho da fé que agrada a Deus. Em sua opinião como Abel nos ensina a agradar ao Senhor?
Œ Abel nos ofereceu o exemplo da adoração da fé (v.4).
 Abel ofereceu uma oferta pelos seus pecados, pois reconhecia a necessidade de ser perdoado.
Ž Deus aceitou a sua oferta oferecida com fé e o declarou justificado ou perdoado (Gn 4.4).
 Várias outras respostas.
2. Um outro personagem citado foi Enoque. Quais as lições que aprendemos com ele?
Œ Se Abel nos deixou o exemplo da adoração da fé, com Enoque aprendemos a caminhada da fé (v.5).
 Enoque andou com Deus durante 300 anos. Relacionamento pessoal com Deus é a chave aqui.
Ž Enoque alcançou testemunho de que tinha agradado a Deus por ser um homem de fé (v.5 e 6).
 Enoque teve tanta comunhão com Deus que o Senhor não deixou que ele morresse. Enoque foi transladado e a mais de 5.200 anos está no céu (Gn 5.21-24).
3. Noé foi o terceiro herói da fé que o pastor citou na mensagem dominical. O que você sabe sobre Noé e que exemplo ele pode nos dar hoje?
Œ Abel e Enoque nos deram exemplo da adoração e caminhada (relacionamento) da fé, Noé nos deixa o legado da obra da fé (v.7).
 Noé foi avisado por Deus das coisas que viriam e creu. Ele nunca tinha visto uma chuva, mas não duvidou que um Dilúvio viria.
Ž A chave da vida de Noé, o serviço a Deus. Mesmo diante de circunstâncias difíceis (ridicularização, dúvidas quanto a sua sanidade e etc.), ele optou por servir a Deus pela fé.
 Noé temeu o Senhor e o obedeceu. Isso o tornou herdeiro da justiça – justificado pela fé (Gn 6.8-8.19; Rm 3.21-31).
Ministração: Os heróis da fé nos deixaram um legado tremendo. Suas histórias são inspiradoras e impactantes. Suas vidas são um exemplo que precisamos imitar. Como Abel, precisamos continuamente oferecer ao Senhor o nosso arrependimento dos pecados e uma adoração sincera, verdadeira, pela fé. Como Enoque, precisamos desenvolver um relacionamento pessoal e permanente com Deus. Tirar tempo com Ele. Ter comunhão com Ele. Andar com Deus. Como Noé, devemos crer nas profecias e promessas do Senhor. Com temor, obedecer e servir a Deus mesmo quando isso resulte em dificuldades e grandes desafios para nossas vidas. Adoração verdadeira, relacionamento com Deus e serviço na obra do Senhor é o que aprendemos com esses heróis (Líder: ministre na vida dos membros da célula estas coisas!).

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)

avisos e agenda da igreja
¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO todo domingo às 18h na escola pública Dom Helder Câmara.
F TADEL – Treinamento Avançado de Líderes toda terça-feira às 19h30 na casa da irmã Francisca.
þ O Treinamento de Líderes de Células – TLC toda quinta-feira às 19h30 na casa da irmã Creuza.
FC37-0812