segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FC37-0812 A fé que agrada a Deus


a fé que agrada a deus: o exemplo de abel, enoque e noé
Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 5 de agosto de 2012

Quebra-gelo:
Se você pudesse fazer uma pergunta para Noé, qual seria?

Texto: Hebreus 11.1-7 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
“1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”.

Ponha em discussão:
1. O pastor Josemar usou o exemplo de Abel, Enoque e Noé para nos ensinar o caminho da fé que agrada a Deus. Em sua opinião como Abel nos ensina a agradar ao Senhor?
Œ Abel nos ofereceu o exemplo da adoração da fé (v.4).
 Abel ofereceu uma oferta pelos seus pecados, pois reconhecia a necessidade de ser perdoado.
Ž Deus aceitou a sua oferta oferecida com fé e o declarou justificado ou perdoado (Gn 4.4).
 Várias outras respostas.
2. Um outro personagem citado foi Enoque. Quais as lições que aprendemos com ele?
Œ Se Abel nos deixou o exemplo da adoração da fé, com Enoque aprendemos a caminhada da fé (v.5).
 Enoque andou com Deus durante 300 anos. Relacionamento pessoal com Deus é a chave aqui.
Ž Enoque alcançou testemunho de que tinha agradado a Deus por ser um homem de fé (v.5 e 6).
 Enoque teve tanta comunhão com Deus que o Senhor não deixou que ele morresse. Enoque foi transladado e a mais de 5.200 anos está no céu (Gn 5.21-24).
3. Noé foi o terceiro herói da fé que o pastor citou na mensagem dominical. O que você sabe sobre Noé e que exemplo ele pode nos dar hoje?
Œ Abel e Enoque nos deram exemplo da adoração e caminhada (relacionamento) da fé, Noé nos deixa o legado da obra da fé (v.7).
 Noé foi avisado por Deus das coisas que viriam e creu. Ele nunca tinha visto uma chuva, mas não duvidou que um Dilúvio viria.
Ž A chave da vida de Noé, o serviço a Deus. Mesmo diante de circunstâncias difíceis (ridicularização, dúvidas quanto a sua sanidade e etc.), ele optou por servir a Deus pela fé.
 Noé temeu o Senhor e o obedeceu. Isso o tornou herdeiro da justiça – justificado pela fé (Gn 6.8-8.19; Rm 3.21-31).
Ministração: Os heróis da fé nos deixaram um legado tremendo. Suas histórias são inspiradoras e impactantes. Suas vidas são um exemplo que precisamos imitar. Como Abel, precisamos continuamente oferecer ao Senhor o nosso arrependimento dos pecados e uma adoração sincera, verdadeira, pela fé. Como Enoque, precisamos desenvolver um relacionamento pessoal e permanente com Deus. Tirar tempo com Ele. Ter comunhão com Ele. Andar com Deus. Como Noé, devemos crer nas profecias e promessas do Senhor. Com temor, obedecer e servir a Deus mesmo quando isso resulte em dificuldades e grandes desafios para nossas vidas. Adoração verdadeira, relacionamento com Deus e serviço na obra do Senhor é o que aprendemos com esses heróis (Líder: ministre na vida dos membros da célula estas coisas!).

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)

avisos e agenda da igreja
¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO todo domingo às 18h na escola pública Dom Helder Câmara.
F TADEL – Treinamento Avançado de Líderes toda terça-feira às 19h30 na casa da irmã Francisca.
þ O Treinamento de Líderes de Células – TLC toda quinta-feira às 19h30 na casa da irmã Creuza.
FC37-0812

Nenhum comentário:

Postar um comentário