terça-feira, 23 de outubro de 2012

FC 46-1012 O rei Davi e o pecado


o rei davi e o pecado
Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 21 de outubro de 2012

Quebra-gelo:
Quando alguém diz que você está fazendo alguma coisa errada, qual é a sua reação?

Texto: 2Samuel 12.13 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
“Então Davi disse a Natã: ‘Pequei contra o Senhor!’ E Natã respondeu: ‘O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá’”.

Ponha em discussão:
1. O que você sabe sobre o Rei Davi e sua vida? Cite uma coisa.
ΠFoi destemido e enfrentou Golias.
 Foi leal e fiel ao rei Saul.
Ž Cumpriu suas promessas a Jônatas em Mefibosete.
 Foi um adorador, escreveu a maioria dos salmos.
 Tinha um coração como o de Deus (1Sm 13.14).
Várias outras respostas.
2. Davi cometeu adultério com Bate-Seba e assassinou Urias, seu marido (cf. 2Sm 11). Em sua opinião, como um homem com essas qualidades chegou ao ponto de cometer pecado tão terrível? Como tudo aconteceu?
Œ Davi não foi para a batalha como antes, ficou em Jerusalém no conforto e no luxo (2Sm 11.1-2a).
 Autoconfiante, indolente, encheu seu coração com a cobiça da carne. Desejou e possui a bela esposa de Urias, Bate-Seba, que engravidou (v. 2-5).
Ž Maquinou e trouxe Urias do campo de batalha para esconder a gravidez de Bate-Seba (v. 6-13).
 Planejou e ordenou a morte de Urias (v. 14-26).
3. O que o pecado de Davi nos ensina sobre a tentação e o pecado?
Œ Podemos cair da graça como Davi caiu (Gl 5.4).
 Aquele que está em pé cuide para que não caia (1Co 10.12).
Ž Todo pecado é contra Deus (2Sm 12.13). Devemos buscar em Deus o perdão com sincero arrependimento (Sl 51, que Davi escreveu após ser confrontado por Natã; Hb 4.16; 7.25)
 Mesmo recebendo o perdão de Deus, o pecado traz consequências v. 9-12 (ex.: morte da criança v. 14; assassinato de Amnom por Absalão 13.28-29; morte de Absalão 18.9-17 e etc.).
 Várias outras respostas.
Ministração: O pecado do Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, e as consequências dele em sua vida servem aos discípulos de Jesus como exemplo e advertência. Devemos tomar todas as precauções para não cometer os mesmos erros que Davi cometeu: desejar coisas que não são permitidas, agir com imoralidade e tentar o Senhor (cf. 1Co 10.6-9). F Líder ministre na vida dos membros o perdão dos pecados!

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)

avisos e agenda da igreja
¼ Culto de Celebração: próximo domingo às 18h no estacionamento da Patty.
F TADEL: terça-feira às 19h30 na casa da irmã Francisca.
q TLC: quinta-feira às 19h30 na casa do irmão Paulinho.
V Encontro com Deus: 30 de novembro a 2 de dezembro. Faça a sua inscrição com Rafaela ou Rafael.
v Multiplicação das células: dia 15 de dezembro.
Q Ore pelo pastor Josemar que estará durante essa semana no Congresso Nacional da Visão do MDA em Santarém (PA).  
                                                                                                                                 
FC46-1012

mENSAGEM DO TADEL
Os benefícios das células
*(Sabá Liberal e Abe Huber, Sua Igreja em Células, cap. 9, p. 67 a 74)


As células trazem benefícios tremendos para a Igreja. As células trazem benefícios diretos na vida Igreja. Quais são esses benefícios? Vamos ver alguns deles?

A célula...

Agrega valor às pessoas. As pessoas deixam de ser meros expectadores, um no meio da multidão, e passam a ter nome, endereço, data de aniversário, necessidades pessoais compartilhadas, vínculos de amizade...

Aproxima as pessoas, que se tornam importantes e são levadas a desenvolver relacionamentos fortes e, assim, experimentar uma verdadeira igreja-família.

Facilita o atendimento das necessidades espirituais e materiais. Na célula é possível cuidar bem de cada pessoa através do líder, seus auxiliares e discipuladores.

Ajudam a descobrir os dons das pessoas. Nelas há oportunidade para que todos sirvam na vida igreja.

Ajudam a alcançar quem nunca iria a uma igreja. O ambiente informal do lar ajuda a atrair pessoas que por preconceito o qualquer outra razão não iriam a uma igreja cristã evangélica.

Viabilizam a prática do amor fraternal. O cuidado uns com os outros gera um ambiente de proteção. Na célula uma pessoa se sente amada, cuidada e aprende a amar e cuidar dos outros também.

Facilitam o ensino e a aprendizagem. Todos podem falar e participar e são encorajados a isso. Dessa forma há um aumento da assimilação do assunto abordado.

Viabilizam o crescimento numérico da Igreja. Por causa do alvo de multiplicação, as pessoas são motivadas a ganhar outros para Jesus. Isto as leva a convidar novas pessoas, visitar e evangelizar amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho, colegas de escola e etc.

Facilitam a integração dos novos discípulos. Nela há acompanhamento e alimento necessário para o crescimento espiritual de cada novo irmão. É o discipulado um a um.

Ampliam os limites de crescimento da Igreja. Elas nos liberta da idéia de que a nossa missão se acaba quando o prédio está cheio. Não precisamos nos preocupar com prédios, pois o nosso lugar de reunião é a casa dos irmãos. Os Cultos de Celebração aos domingos podem ser feitos em horários diferentes no mesmo prédio.

Ampliam as possibilidades de engajamento de todos no ministério. Há uma ideia errada que a obra de Deus só deve ser feita por pessoas de tempo integral, financiadas pela igreja. A maior parte do trabalho de aconselhamento, visitas,pastoreio e etc.é feita por voluntários. Todos somos sacerdotes!

São ágeis instrumentos de mobilização. Basta alguns telefonemas e toda célula está mobilizada para alguma atividade ou missão.

Levam a presença da igreja por toda cidade. Onde há uma célula a igreja está presente. Não há barreiras geográficas para a nossa expansão. Só precisamos de corações e casas abertas para que a igreja se espalhes por toda a cidade.

*Com modificações e adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário