vencedores, assim como josué e calebe!
Palavra ministrada no Culto de Celebração em 29 de janeiro de 2012
Quebra-gelo:
Você se sente impedido diante dos alvos de sua vida? O que você está fazendo para se livrar desses empecilhos?
Texto: Números 14.6-9
“Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós... Não tenham medo deles!”.
Ponha em discussão:
1. Ao apresentar o relatório da viagem à terra prometida houve divergência entre os espias. Qual foi a diferença e a conseqüência disso no meio do povo de Deus?
Dez espias apresentaram um relatório negativo: viram grandes cidades fortificadas, gigantes e vários povos impossíveis de ser conquistados (Nm 13.28,31-33).
Josué e Calebe viram uma terra excelente, onde manam leite e mel e que o Senhor daria a eles (Nm 14.6-9).
O povo ficou apavorado e murmurou com o relatório negativo dos dez espias (Nm 13.30; 14.1-3,9).
2. Na sua opinião, o que motivou a diferença entre os relatórios dos dez e o de Josué e Calebe?
A confiança e fé de Josué e Calebe em Deus versus a incredulidade dos dez.
Determinação, força, fidelidade, ousadia e perseverança de Josué e Calebe versus a fraqueza, ocilação, vacilação, titubeio e inconstância dos dez.
Outras respostas semelhantes.
3. O pastor falou sobre o major que ficou sete anos preso no Vietnã em uma jaula de 1,40m de altura, 1,20m de largura e 1,20m de comprimento ser ver e falar com ninguém. E também disse que, para não enlouquecer e manter a mente ativa, ele imaginava todos os dias uma partida completa de golfe com seus 18 buracos, pisos diferentes (grama alta e baixa, areia e etc) e obstáculos. Imaginava o tempo (inverno, verão, outono e primavera), pássaros e pessoas. O que você acha dessa história verídica?
Várias respostas.
4. O pastor também falou que vencemos ou perdemos uma batalha primeiro na mente. Citando 2Co 10.4-5, onde o apostolo Paulo fala das batalhas na mente, disse que o inimigo instala “fortalezas” nas mentes e daí tenta controlar tudo. De acordo com a mensagem, como se dá esse ataque hoje?
Das imagens negativas que guardamos no subconsciente (mente), vindas das experiências, palavras e etc.
5. Como você pode evitar a instalação dessas fortalezas do maligno em sua mente?
Escolhendo bons amigos, pois eles nos influenciam para o bem ou mal com suas palavras e atitudes.
Tome cuidado com o que você pensa, ouve, diz e vê.
Renove a sua mente (Rm 12.2).
Troque suas palavras. Em vez de “não é possível”, diga “sim, é possível”; em vez de “vou me esforçar”, diga “vou fazer”; em vez de “sem problema”, diga “é um prazer”; em vez de “você se importaria”, diga “por gentileza” e etc.
Toda vez que se pegar dizendo algo com conotação negativa, corrija-se na hora. Diga algo como “deixe-me reformular isso”.
Sendo forte, determinado e perseverante, focado nos alvos.
Aplicação: Somos vencedores, assim como Josué e Calebe! Temos cuidado com nossas amizades e com que falamos, ouvimos e pensamos. Temos confiança e fé inabalável em Deus. Somos determinados, fortes, fiéis, ousados e perseverantes. Como eles, entregamos nossas vidas para ser protegida e transformada por Deus. Venha ser como Josué e Calebe!
Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)
avisos e agenda da igreja:
F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes)
¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO: Domingo às 18h. Líderes de células e todo discípulo comprometido procura chegar mais cedo para ajudar a arrumar a escola para o culto. E você?