segunda-feira, 26 de março de 2012

FC20-0312

honra aos líderes e fidelidade a deus andam juntas

Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 25 de março de 2012



Quebra-gelo:

Qual a pessoa que você mais honrou na sua vida? Por quê? (Excluindo Jesus, Espírito Santo, Deus)

Texto: 2Reis 4.8-37 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)

“9 Em vista disso, ela disse ao marido: ‘Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus’”.

Ponha em discussão:

1. Na leitura do texto de 2Rs 4.8-37 podemos identificar três episódios marcantes. Quais são eles?

Œ A fidelidade dessa rica mulher resultou em bênçãos de Deus (8-17).  Mesmo assim ela foi submetida a uma dura prova, a morte do seu filho (18-21). Ž Ao se manter firme nas promessas de Deus ela teve seu filho de volta (22-37).

2. O pastor Josemar disse que fidelidade a Deus e honra aos homens de Deus andam juntas. Como a mulher honrou o profeta Eliseu? Œ Alimentando Eliseu todas as vezes que o profeta estava naquela região.  A mulher sunamita o reconheceu como um homem de Deus. Ž Ela propôs ao seu marido construir um quarto (abrigo) para o profeta e ele concordou.  Não um lugar qualquer, mas de tijolos e mobiliado (cama, mesa, cadeira e lamparina). Em outras palavras, confortável.  Continuadamente recebendo, honrando e cuidando do profeta Eliseu.

3. Como podemos identificar um homem de Deus para honrá-lo como a sunamita? Œ Um homem de Deus tem comunhão íntima com Ele.  É um homem santo, separado do pecado e dedicado a Deus. Ž Sente as dores dos pecados do povo e se opõe à idolatria e desvios da fé.  O Espírito Santo o capacita para falar com autoridade espiritual e fidelidade às Escrituras.

4. Um homem de Deus é um líder espiritual. Quem são seus líderes espirituais? Œ Pastores (Presbíteros / Bispos).  Diáconos. Ž Evangelistas.  Líderes das células do Corpo de Cristo.  Nossos discipuladores.

5. Você pode citar pelo menos uma maneira pela qual você honrará seus líderes espirituais? Œ Várias respostas.

Aplicação: A ICQC é uma igreja que ama a Palavra e honra os homens de Deus (nossos líderes espirituais). Não há espaço entre nós para quem não sabe honrar. (atenção líder: leia Hb 13.17: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês”). Você só escuta quem honra. Honrar é respeitar, honrar é submeter-se e honrar é cuidar. E nós honramos os nossos líderes E ao honrar os nossos líderes mostramos nossa fidelidade a Deus. Dessa forma, Deus nos abençoará desde os céus. O resultado de tanta honra são bênçãos de Deus. A ICQC é uma igreja que honra e fiel a Deus. Venha fazer parte deste povo precioso do Senhor, fiel a Deus e que honra seus líderes. Venha você também receber as bênçãos da nossa fidelidade e honra.



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

è 18ª. Convenção Mundial das Igrejas de Cristo.  De 25 a 29 de julho em Goiânia – GO. Faça sua inscrição no site www.convencaomundial2012.org .

N Conheça a nossa história: www.movimentoderestauracao.com .

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h.

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h30 e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

FC20-0312

terça-feira, 20 de março de 2012

FC19-0312

use o que você tem para fazer o que pode no reino de deus!

Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 18 de março de 2012



Quebra-gelo:

O que você gostaria de fazer se tivesse um dia de folga essa semana?

Texto: atos 9.32-43 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)

“42 Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor”.

Ponha em discussão:

1. Logo na introdução o pregador destacou que no livro de Atos dois personagens se destacam: Pedro (1-12) e Paulo (13-28). Segundo o pastor, onde estava a força da Igreja Primitiva e por quê?

Œ É errado pensar que o sucesso da Igreja foi em função de Pedro e Paulo.  A força (além do Espírito Santo) estava em um exército de anônimos prontos para servir. Ž Havia neles um espírito de servidão, desapego material, fé e amor a Cristo.  Eles serviam a Deus com o que tinham e podiam.

2. Na passagem citada acima como Pedro, os dois discípulos, Dorcas e Simão serviram com o que tinham e podiam?

Œ Pedro com o seu ministério: pregando, edificando, curando, orando e ressuscitando Dorcas.  Os dois discípulos com seu tempo e esforço como mensageiros. Ž Dorcas havia impactado a igreja com seu talento com costura!  Simão, o curtidor, abriu sua casa para hospedar o apóstolo Pedro.

3. A primeira lição compartilhada pelo pastor Josemar foi a seguinte: “Deus quer que você use o que tem para fazer o que pode no Reino”. Você pode citar algum talento ou dom que o Espírito lhe concedeu e que pode ser usado na obra do Senhor?

Œ Várias respostas.

4. A segunda lição está relacionada com a primeira. Você acha que “se usarmos o que temos para fazermos o que podemos, Deus nos abençoará como fez com a Igreja no início?”

Œ Sim, Deus não retém as bênçãos dos discípulos que servem com o que tem para fazer o que pode no Reino.  Todos em Lida e Sarona se converteram ao Senhor (v. 35). Ž Em Jope muitos creram no Senhor (v. 42).  Também houve curas e sinais miraculosos (vv. 33-34, 40).

Aplicação: Muitos irmãos na ICQC têm disponibilizado para Deus sua casa, tempo, talentos, dinheiro e dons. Somos uma igreja ricamente abençoada e abençoadora por isso. O nome de Jesus tem sido glorificado por meio desses irmãos. Você também tem talentos e dons dados pelo Espírito Santo. Você pode, e deve, abrir a sua casa para uma célula, ser um discipulador (Discipulado Um a Um) e líder de uma célula do Corpo de Cristo. Venha, use o que você tem para fazer o que pode no Reino! E você, querido (a), que ainda não tomou a sua decisão por Cristo e seu Reino. Venha também ser mais que vencedor! Venha ser um abençoado filho de Deus! Entregue sua vida, talentos e dons para Jesus e receba todas as bênçãos e promessas de Deus para você!



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

R Jantar de Casais dia 24 de março. Apenas R$ 25,00 por casal. Imperdível!

N Você conhece a história das Igrejas de Cristo? Acesse: www.movimentoderestauracao.com .

U Estudos para as células da ICQC e outros artigos: www.opresbiterocristão.blogspot.com .

è Está chegando a 18ª. Convenção Mundial das Igrejas de Cristo. Pela primeira vez será realizada no Brasil, em Goiânia – GO, de 25 a 29 de julho. Acesse www.convencaomundial2012.org ' Pastores Josemar Viana 8625.3932 / Pedro Jr. 8546.9773.

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h.

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h30 e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

FC19-0312

quarta-feira, 14 de março de 2012

FC 18 0312 Você tem função no Reino

você tem função no reino!

Palavra ministrada pelo irmão Wellington Sousa no Culto de Celebração em 11 de março de 2012



Quebra-gelo:

O que você percebeu na vida do seu líder de célula que mais impactou você?

Texto: atos 9.10-19 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)

“10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: ‘Ananias!’ ‘Eis-me aqui, Senhor’, respondeu ele”

Ponha em discussão:

1. O irmão Wellington exibiu uma imagem no telão onde um grande navio era puxado por um outro menor, o rebocador. O que você lembra da introdução da mensagem? Œ Ele falou daquele transatlântico, o Costa Concórdia, que naufragou na Itália e o descreveu.  Ao chamar a nossa atenção para a foto no telão destacou não o Transatlântico, mas o rebocador. Ž Disse que na maioria das Bíblias o título da passagem (At 9.10-19) é a Conversão de Saulo (o Transatlântico) e ele iria falar de Ananias (o rebocador).

2. O primeiro ponto da mensagem foi anunciado com uma pergunta: “Você quer a benção de Deus?”  Segundo a pregação, o que devemos fazer para receber a benção de Deus? Œ Devemos estar disposto a responder afirmativamente ao chamado de Deus.  Ananias assim fez: “Eis-me aqui, Senhor!”. Ž Abraão (Gn 22.11), Moisés (Ex 3.4) e Samuel (1Sm 3.10) também responderam com um “eis-me aqui”.  É no TSD (Tempo Sozinho com Deus) que Deus fala conosco e nos chama. Responda-o com um “eis-me aqui!”.

3. Paulo perseguia, prendia e até consentia com a morte de cristãos. Falar de Jesus para ele era quase um suicídio, uma loucura. Ainda assim Ananias não rejeitou seu chamado. Ele não teve nenhum preconceito ou medo. Para quem é loucura falar de Jesus hoje?

Como pode alguém testemunhar tão grande manifestação do poder de Deus e ainda assim fazer uma imagem de ouro para idolatrar? O que você acha disso? Œ Os drogados nas esquinas e “cracolândias”. Os alcoólatras nas esquinas e calçadas.  As prostitutas nas avenidas dos bairros nobres e cabarés da periferia. Ž Os doentes graves (hanseníase [lepra], AIDS e etc) e presos marginalizados pelo preconceito.  Os colegas da escola/faculdade, amigos, familiares e vizinhos são o nosso campo missionário.

4. Isaías 58.11 diz: “O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam”. O que você acha de ser assim? Explique? Œ Várias respostas.

Aplicação: A ICQC é fruto do chamado coletivo que Deus fez a homens e mulheres de fé. Somos chamados para uma nova vida, falar de Jesus para todos, cuidar e discipular um a um como fizeram Jesus e os apóstolos. Em cada casa uma célula do corpo de Cristo, cada membro um discípulo frutífero. 2012: O ano da frutificação! – 200 irmãos até dezembro: Cremos que é possível para Deus nos dar esse crescimento! Vamos viver uma vida consagrada! Vamos ter um estilo de vida evangelístico! Vamos fazer pelo menos três discípulos este ano! Vamos multiplicar nossas células duas vezes em 2012! E isto é só o começo!



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h.

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h30 e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

R Jantar de Casais dia 24 de março. Apenas R$ 25,00 por casal. Imperdível!

N Você conhece a história das Igrejas de Cristo? Acesse: www.movimentoderestauracao.com .

FC18-0312

domingo, 11 de março de 2012

FC 17 0212 A presença de Deus faz a diferença

a presença de deus faz a diferença

Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 4 de março de 2012



Quebra-gelo:

Qual foi a pessoa que mais impactou sua vida? (Não pode ser Deus nem que lhe evangelizou)

Texto: Êxodo 33.12-16 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)

“15 Então Moisés lhe declarou: ‘Se não fores conosco, não nos envies. 16 Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?’”

Ponha em discussão:

1. No início da mensagem o pregador falou que o povo de Israel havia testemunhado Deus fazer grandes sinais no Egito. Você está lembrado das palavras do pastor Josemar? Cite alguma coisa?

Œ As dez pragas do Egito [1ª) As águas tornam-se sangue (Ex 7.19); 2ª) As rãs (8.1), 3ª) Os piolhos (8.16), 4ª) As moscas (8.20), 5ª) Peste nos animais (9.1), 6ª) As úlceras (9.8), 7ª) A saraiva (9.22), 8ª) Os gafanhotos (10.12), 9ª) As trevas (10.21), 10ª) A morte dos primogênitos (11.1)].  Eram cerca de 2,5 milhões de pessoas que deixaram o Egito. Ž Deus abriu o mar e os judeus passaram no seco. Logo após fechou-o sobre o exército egípcio.  O povo não sai “de mão abanando”. Houve despojo de ouro, prata e vestes (12.35-36).

2. Mesmo vendo tanto sinais assim da parte de Deus, o povo resolveu fazer um bezerro de ouro para adorar (32.1). Por que eles fizeram isto e quais as consequências? Œ Deus mandou Moisés e os anciãos subirem o monte (24.1) e o povo pensou que Moisés tivesse morrido, por causa da demora dele lá (32.1).  Eles tornaram-se idólatras ao adorar o bezerro (32.4). Ž Resultou em tristeza da parte de Deus e condenação à morte dos idólatras (32.25-29).

3. Como pode alguém testemunhar tão grande manifestação do poder de Deus e ainda assim fazer uma imagem de ouro para idolatrar? O que você acha disso? Œ Várias respostas.

4. O pastor falou que os israelitas estavam mais interessados na manifestação do poder de Deus do que na presença de Deus. Com Jesus foi do mesmo jeito. As pessoas se aproximavam por causa dos sinais (Jo 2.23-25). Como as pessoas podem cometer o mesmo erro hoje? Œ Buscando somente a cura das doenças, a casa própria, o emprego, a prosperidade financeira, a libertação das drogas/álcool e etc.  Buscar Deus nas falsas religiões. Ž Várias outras respostas.

5. Há uma diferença entre a manifestação do poder de Deus e a presença de Deus. Como podemos ter mais da presença de Deus? Œ Orando, jejuando, na Palavra e etc.  Não deixando a comunhão da Igreja. Ž TSD: Tempo Sozinho com Deus.

Aplicação: Somos uma Igreja que crê no poder de Deus. Queremos que Deus faça entre nós todos os sinais e maravilhas que Ele desejar fazer. Cremos que Jesus cura os doentes, liberta os cativos, restaura as famílias e salva o pecador arrependido. Mas não estamos focados nisso. Queremos a presença do Senhor, a intimidade com Deus. Somos uma igreja que tira Tempo Sozinho com Deus. Vamos juntos, na presença do Senhor, impactar essa geração!



Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso a minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)



avisos e agenda da igreja:

¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h.

F TERÇA-FEIRA: Oração às 19h30 e TADEL (Treinamento Avançado de Líderes).

R Jantar de Casais dia 24 de março. Apenas R$ 25,00 por casal. Imperdível!

N Você conhece a história das Igrejas de Cristo? Acesse: www.movimentoderestauracao.com .

U 18ª. Convenção Mundial das Igrejas de Cristo 2012 / Centro de Convenções de Goiânia (GO), 25 a 29 de julho / Faça a sua inscrição: www.convencaomundial2012.org . Acesse e saiba mais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

O DNA das Igrejas de Cristo 3 - "O Exercício dos Cinco Dedos"

"Fé, Arrependimento, Batismo, Perdão dos Pecados e o Dom do Espírito Santo – o 'Exercício dos Cinco Dedos'!”


Introdução à série de artigos “O DNA das Igrejas de Cristo”

Em virtude do fato que o Brasil estará sendo a sede da nossa Convenção Mundial em 2012, na cidade de Goiânia (GO), estamos dando início a uma série de artigos sobre a nossa identidade, ou seja, o DNA das igrejas com origem no Movimento de Restauração ou Movimento Stone-Campbell: Discípulos de Cristo, Igrejas de Cristo (a capella) e Igreja Cristã / Igreja de Cristo (Discípulos independentes). Minha oração é que eles venham a ser úteis na preservação da nossa identidade e do testemunho pela unidade da Igreja de Cristo.

***

“Fé, Arrependimento, Batismo, Perdão dos Pecados e o
Dom do Espírito Santo – o 'Exercício dos Cinco Dedos'!”

Você conhece ou já ouviu falar no “exercício dos cinco dedos”? Não? Pois deixe-me falar sobre ele. Walter Scott (1796-1861) foi um dos grandes pioneiros do Movimento de Restauração (Igrejas de Cristo). Foi muito amigo de Alexander Campbell desde quando se conheceram em 1821. Além de professor e editor, Scott alcançou proeminência como evangelista. Ele criou o “exercício dos cinco dedos” que é usado nas Igrejas de Cristo em todas as gerações que se seguiram.

Conta-se que ao chegar em uma vila ou povoado, Scott tinha por hábito ir até a escola, se aproximar das crianças e perguntar simpaticamente se elas queriam aprender “o exercício dos cinco dedos”. Como a resposta geralmente era positiva, ele continuava dizendo:

“Levantem a mão esquerda. Agora comecem pelo polegar e repitam: fé, arrependimento, batismo, perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo. Isso lhes ocupa os cinco dedos”.

Ele repetia o exercício várias vezes até que aprendessem. Depois mandava as crianças repetirem o "exercício dos cinco dedinhos" para seus pais em casa dizendo que um pregador estaria falando à noite sobre os "cinco dedinhos".

Com essa estratégia de evangelização e após um ano de trabalho incansável, o número de membros das igrejas da Associação Batista de Mahoney (naqueles tempos os Campbell estavam associados às Igrejas Batistas, o que durou até cerca de 1830), que estavam mais abertas aos "Reformadores" (“A Reforma Atual” era como o nosso Movimento era conhecido bem no início), havia multiplicado e seis novas igrejas haviam sido abertas. Confira o que o Dr. B. J. Humble escreveu sobre este período das igrejas da "Western Reserve" localizada em Ohio: “Fé, arrependimento, batismo, remissão dos pecados e o dom do Espírito Santo – este era o ‘Evangelho Restaurado’ na pregação de Scott. O resultado foi um grande avivamento entre as Igrejas”.

O exercício dos cinco dedos para hoje

O Evangelho restaurado! Essa é a minha convicção! Essa é a tradição do Movimento de Restauração! Fé, arrependimento, batismo, perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo. Coisas desse tipo fornecem o padrão das Igrejas de Cristo! Aqui cabem algumas perguntas. A Igreja de Cristo onde você congrega, prega o evangelho de Cristo em sua plenitude? Ela está comprometida com o DNA das igrejas do Novo Testamento e do nosso Movimento? Seus líderes conhecem e ensinam a história das Igrejas de Cristo? Não? Por quê? (confira as características das Igrejas de Cristo no artigo “Introdução à História do Movimento de Restauração de Stone e Campbell” no site www.movimentoderestauracao.com e compare com a sua congregação).

Sinceramente, por sua simplicidade, creio que o “Exercício dos Cinco Dedos” pode nos ajudar a compreender e também compartilhar as boas notícias do Evangelho de Cristo. Esta técnica pode ser usada com muita eficiência tanto pelos mais jovens como pelos mais velhos. Que tal experimentar? Então façamos como o evangelista Walter Scott pedia. Levante sua mão esquerda e comece pelo dedo polegar: 

1. Dedo Polegar: Fé (cf. João 3.16 e memorize-o)

A fé é dom de Deus (Ef 2:8) e vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10:13-15,17; At 4:4). É a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem (Hb 11:1). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Fé é a obediência em ação (Tg 2:14-26) e deve ser confessada para a salvação (Rm 10:9-10; Mt 10:32-33; At 8:36-37). A fé traz segurança, paz ao coração do crente, descanso e gozo (Rm 8:16; 1Jo 4:13; 5:10; Jo 14:1; Mt 6:25-34; Rm 5:1; Hb 4:3; 1Pe 1:8). Pela fé somos enriquecidos pelo Espírito (Gl 3:5,14), santificados (At 26:18), guardados (1Pe 1:5; Rm 11:20), estabelecidos (Is 7:9), curados (Tg 5:15; At 14:9), andamos (2Co 5:7), superamos os desafios da vida (Rm 4:18-21; Hb 11:17-19,27). É absolutamente essencial à salvação (Jo 3:16; 8:24; 1Pe 1:18-21; At 10:43; 15:9; 16:30-31; Rm 6:17-18).

2. Dedo Indicador: Arrependimento (cf. Atos 3.19 e memorize-o)

O arrependimento foi o ápice da mensagem de João Batista (Mt 3:2; Mc 1:15), Jesus Cristo (Mt 4:17; Lc 13:3-5), Apóstolos (Mc 6:12), Pedro (At 2:38; 3:19) e Paulo (At 20:21; 26:20). É produzido no homem pela Palavra de Deus (Lc 16:30-31), pregação do Evangelho (Mt 12:41; Lc 24:47; At 2:37-38; 2Tm 2:25), bondade de Deus para conosco (Rm 2:4; 2Pe 3:9), correção do Senhor (Ap 3:19; Hb 12:10-11), crença na verdade (Jn 3:5ss), uma nova visão de Deus (Jó 42:5-6). Consiste em mudança de idéia em relação ao pecado, a Deus e a si mesmo (Rm 3:20; Sl 51:3,7; Jó 42:56; Lc 15:17-18), mudança de sentimento (Sl 51:1-2; 2Co 7:9-10), mudança da vontade (Mt 3:8,11; At 5:31; 20:21; Rm 2:4; 2Pe 3:9). São frutos do arrependimento: confissão dos pecados (Sl 32:5; 51:3-4; Lc 15:21; 1Jo 1:9), reparação dos erros cometidos contra alguém (Lc 19:8) e é absolutamente essencial à salvação (Lc 13:2-5).

3. Dedo Médio: Batismo (cf. Romanos 6.4 e memorize-o)

O batismo é um mandamento perpétuo ordenado pelo Senhor Jesus (Mt 28:19), que ao ser batizado por João nos deixou o exemplo (Mt 3:5-6,13-17). No Novo Testamento batismo é imersão. Isso fica evidenciado pelo fato do batismo requerer água o suficiente para o candidato entrar e sair (At 10:47; Mt 3:13; Jo 3:23; Mt 3:5-6; At 8:36-39; Mc 1:10). Quem deve ser batizado? Quando? A Bíblia responde: Os crentes em Jesus (Mc 16:16; At 18:8), arrependidos dos seus pecados (At 2:38), imediatamente após a conversão (At 2:41; 8:12,35-38; 9:9,17-18; 10:44-48; 16:14-15,30-33). E o que diz o Novo Testamento sobre o propósito do batismo nas águas? Confira as seguintes passagens que relaciona aceitar Jesus com fé, arrependimento dos pecados e batismo nas águas com a salvação (At 2:38; 22:16; Mc 16:16; Rm 6:1-6; Cl 2:12; Gl 3:26-27). O batismo é uma condição para o recebimento do dom do Espírito Santo (At 2:38) e é parte da resposta do homem ao chamado de Deus para a salvação.

4. Dedo Anelar: Perdão dos Pecados (cf. Romanos 8.1 e memorize-o)

O perdão dos pecados é algo absolutamente tremendo. É o perdão da pena pelo pecado (Rm 4:7-8; 5:12-14; 6:23; 2Co 5:19) e o cancelamento da condenação (Rm 8:1,33-34). Traz paz com Deus (Rm 5:1; Ef 2:14-17), restabelecimento do favor de Deus (Rm 4:6; 2Co 5:21; 1Co 1:30), conduz a uma vida justa (Fp 1:11; 1Jo 3:7; Tg 2:14,17-26). Dá certeza do livramento da ira vindoura (Rm 5:9; 1Ts 1:10) e também dá a certeza da glorificação (Rm 8:30; Mt 13:43; Gl 5:5).

 5. Dedo Mínimo: O Dom do Espírito Santo (cf. Atos 2.38 e memorize-o)

Um dom é um presente, uma dádiva, algo que foi dado. O dom do Espírito Santo é um presente de Deus aos convertidos, pois segundo Atos 2:36-38 a fé em Jesus como Senhor e Cristo, o arrependimento dos pecados, o batismo nas águas e o consequente perdão dos pecados são pré-condições para recebê-lo. O Novo Testamento também mostra o dom do Espírito Santo sendo conscientemente desejado, buscado e recebido (At 1:4,14; 4:31; 8:14-17; 19:2-6). Ele não deve ser um dom automaticamente concedido aos crentes, ou seja, ele não pode ser confundido com a habitação do Espírito, como crêem muitos. Confira a seguir outros termos bíblicos para esta experiência, além de “o dom do Espírito Santo”: ficar cheio do Espírito Santo (At 2:4; Ef 5:18), receber o Espírito Santo (At 8:17; 10:47), o Espírito Santo descendo sobre (At 10:44; 11:15), batismo com o Espírito Santo (Mt 3:11; At 1:5), ser derramado o Espírito Santo (At 2:17-18; 10:45).

Conclusão

Nós fazemos parte da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo por toda a terra. E dentro desta irmandade universal a nossa comunhão, que tem DNA e identidade própria, é chamada para pregar o Evangelho em toda a sua plenitude e a unidade do povo de Deus. Alguns dos nossos mais antigos lemas refletem muito bem isso:

“Não somos os únicos cristãos, mas simplesmente cristãos”.

“Nenhum credo além de Cristo. Nenhum livro além da Bíblia”.

Portanto, devemos continuamente olhar para o passado, para as nossas tradições bíblicas, apostólicas e históricas. Compreender como as nossas tradições nos moldaram e ao mantê-las estaremos, dentro do mundo religioso e globalizado preservando o nosso DNA, a nossa identidade. Sem isso deixaremos de ser “Igreja de Cristo”, ainda que tenhamos mantido esse nome ou tenhamos uma gênese no Movimento que a originou.

O Movimento de Restauração é contínuo, ele não pode parar. Há entre nós muitas coisas que precisam ser deixadas e outras que precisam ser restauradas. Tenhamos o mesmo espírito que tiveram os pioneiros. Para concluir, faço minhas as palavras do apóstolo Paulo:

“Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas” (2Tessonicenses 2.15).

Essa é a minha missão e apelo dentro da nossa comunhão: “Permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas”. Não podemos vacilar, somos do Movimento de Restauração, somos das Igrejas de Cristo! Temos um DNA e vamos preservá-lo! Podemos contar com você?



Fontes e créditos:

A imagem postada acima foi copiada da “The Encyclopedia of the Stone-Campbell Movement” e é uma cortesia da Disciples of Christ Historical Society para a obra citada. Originalmente foi publicada em uma mini-história da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) em 1974.

SOTO, Fernando. La Reforma Presente : Literature and Teaching Ministries, 1997, pág. 89.

HUMBLE. B. J. “La Historia de La Restauración” - - disponível na Internet, pág. 17.

FOSTER, A. Douglas. The Encyclopedia of the Stone-Campbell Movement. Wm. B. Eerdmans Publishing Company, 2004. pages 338-339.


Biografia de "Raccoon" John Smith


Um dos grandes articuladores da unidade no início do nosso Movimento.





John Smith nasceu no dia 15 de outubro de 1748, no Condado de Sullivan, estado do Tennessee, filho do alemão George Schmidt e da irlandesa Rebecca Bowen. Seus pais eram calvinistas (Batistas Regulares) e muito rígidos na formação religiosa dos seus filhos. Smith cresceu ouvindo o ensino dos seus pais e quando jovem “buscou ao Senhor segundo o costume calvinista”.

Com o falecimento do seu pai ele assumiu a responsabilidade sobre os negócios da família aos vinte anos de idade. Esse fato fez aumentar ainda mais a sua angústia, então voltou-se para a Bíblia em busca de conforto. “Ele tinha fortes convicções de que era um pecador e suas lutas foram dolorosas. Ao ouvir que ele tinha sido ‘convertido’, se alegrou”. Smith tornou-se batista e foi recebido como membro da Igreja Batista Clear Fork em 26 de dezembro de 1804, sendo batizado no dia seguinte.

John Smith sempre desejou ser um ministro da Palavra, um pregador do Evangelho, um pastor. Ele participava ativamente das reuniões de oração e pregava nas casas dos seus vizinhos. Não demorou muito até ser repreendido por estar pregando “sem licença”, ou seja, sem ter sido ordenado para isso. Smith “memorizou grande parte da Escritura, o que não era comum naqueles tempos, e quando estava pregando citava os textos bíblicos”. E mais uma vez foi repreendido por seus irmãos batistas por pregar assim. “Por essa época ele começou a ler ‘O Batista Cristão’, publicado por Alexander Campbell, com quem confessou ter aprendido muito”. No dia 9 de dezembro de 1806 casou-se com Anne Towsend e tornou-se um bem-sucedido agricultor no Alabama, onde se estabelecera.

Fernando Soto escreveu que o grande golpe de sua vida aconteceu aos 32 anos. Num dia de sábado, precisamente 7 de janeiro de 1815, um incêndio consumiu sua casa e matou seus dois filhos menores: Eli (7) e Elvira (5). Logo depois sua esposa também faleceu. Ele mesmo quase morreu com pneumonia. “Derrotado e deprimido voltou ao Vale de Stockton no Kentucky, onde com o tempo recobrou o ânimo, casou-se novamente em 1816 e retomou seu ministério”.

Por volta de 1815, Smith começou a questionar as doutrinas calvinistas da predestinação e da depravação total “conforme descrito na Confissão de Fé Batista da Philadelphia”. John Smith, assim como a maioria dos líderes do nosso Movimento no início, abandonou a teologia calvinista. Smith tornou-se um dos líderes do nosso Movimento no Kentucky. Embora tivesse pouca escolaridade, sua pregação era poderosa e ele foi um dos mais amados pregadores do seu tempo.

Juntamente com Barton W. Stone, John Rogers e John T. Johnson, “Raccoon” John Smith foi um dos articuladores da unidade das Igrejas Cristãs (Barton W. Stone e outros) e dos Discípulos de Cristo (Alexander Campbell e outros). Eles iniciaram um diálogo sobre a possibilidade de unidade entre os dois movimentos e os quatro decidiram convocar uma reunião geral e consultar os dois grupos sobre a unidade. Em novembro de 1831 fizeram um acordo solene de unidade entre os dois grupos. De 23 a 26 de dezembro de 1831 aconteceu em Georgetwon, Kentucky, três dias do Festival da Unidade. E no final de semana do ano novo de 1831-1832, entre 30 de dezembro a 2 de janeiro, em Lexington, Kentucky, firmou-se a união. Essa reunião histórica marcou a união dos grupos liderados por Stone e Campbell, por isso atualmente o nosso Movimento também é conhecido como Movimento Stone-Campbell.

John Smith foi o representante dos Discípulos (campbellistas) e nessa última reunião fez um conhecido apelo à unidade dos dois grupos dizendo:

“Já não sejamos mais campbellistas ou stoneístas, de luz nova ou de velha luz, ou de nenhuma classe de luz, senão que voltemos à Bíblia, e somente à Bíblia, como o único livro no mundo que nos pode dar toda a luz que necessitamos”.

Por três anos “Racoon” John Smith e John Rogers foram enviados às igrejas para estimulá-las à união. Eles viajavam a cavalo “visitando as igrejas e consolidando a união estabelecida em Lexington”. Assim foi feita a união dos dois grupos.

John Smith faleceu no dia 28 de fevereiro de 1868 em Mexico, Missouri e foi sepultado em Lexington, Kentucky, ao lado de sua segunda esposa.



Fontes:

BOLES, H. Leo. From Biographical Sketches Of Gospel Preachers, H. Leo Boles, Gospel Advocate Company, Nashville, Tennessee, 1932, pages 37-41. - - disponível na Internet. s.d. / s. ed.

HUMBLE, B. J. La Historia de La Restauración / Dr. B. J. Humble - - disponível na Internet. s.d. / s. ed.

SOTO, Fernando. La Reforma Presente / Fernando Soto Dupuy. Literature And Teaching Ministries, pág. 91. - - disponível na Internet, 1997.

FOSTER, A. Douglas. The Encyclopedia of the Stone-Campbell Movement. Wm. B. Eerdmans Publishing Company, 2004. pages 690-691.