terça-feira, 6 de novembro de 2012

FC48-1112 Mantenha o fogo aceso


mantenha o fogo aceso
Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 4 de novembro de 2012

Quebra-gelo:
Você teve alguma oração respondida recentemente? Pode compartilhar?

Texto: Levítico 6.12-13 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
12 “Mantenha-se o fogo aceso no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão. 13 Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado”.

Ponha em discussão:
1. O fogo está sempre aparecendo na Bíblia com destaque, seja na adoração a Deus ou na manifestação da sua presença. Você pode dar um exemplo disso?
Œ A sarça ardente, mas não era consumida pelo fogo (Ex 3.2);
 A coluna de nuvem no deserto que à noite se tornava uma coluna de fogo (Ex 13.21);
Ž Os olhos do Filho de Deus que são como chama de fogo (Ap 2.18);
 Em Atos 2 línguas de fogo pousaram sobre os discípulos;
 João declarou que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11).
Várias outras respostas.
2. O fogo também é usado para ilustrar o fervor do seguidor de Jesus Cristo. De que forma um discípulo de Cristo pode apagar o fogo do Espírito em sua vida? Cite uma?
Œ Várias respostas.
3. Vamos ler 2Crônicas 29.6-7. Quais foram os quatro erros de Israel aqui e que devemos evitar em nossas vidas?
Œ Não se reuniam mais no Templo como povo de Deus (v.6). O Culto de Celebração aos domingos é importante e deve ser uma prioridade (cf. Hb 10.5).
 Apagaram as lâmpadas (v.7). A Palavra de Deus é lâmpada que ilumina e clareia nossos passos na vida cristã (Sl 119.105). Devemos desejar ardentemente o alimento da Palavra (1Pe 2.1).
Ž Não queimaram incenso (v.7). Queimar incenso representa oração, intercessão. Muitos não têm vitórias porque não oram.
 Não apresentaram holocaustos no santuário de Deus (v.7). Holocaustos e morte andam juntos. Precisamos matar a velha natureza continuamente na presença de Deus e vivermos uma vida santa e consagrada ao Senhor.
Ministração: O fogo representa na Bíblia, muitas vezes, a manifestação de Deus. O fogo representa na Nova Aliança o Espírito Santo de Deus, que agora habita definitivamente nos cristãos. Nada deve apagar o fogo do Espírito em nossas vidas. Para que isso devemos estar sempre presente nos Cultos de Celebração (domingos); diariamente ler a Palavra de Deus e orar, isso no nosso TSD – Tempo Sozinho com Deus; viver um dia de cada vez em santidade, separado do pecado, consagrado ao Senhor. F Líder ministre o fogo do Espírito na vida de todos os membros e presentes em sua célula!

Atenção líder! Faça sempre o apelo com fé, firmeza e emoção. Convide o visitante para entregar-se a Jesus! Você pode fazer esta oração com ele: "Senhor Jesus, tenho vivido uma vida egoísta e isso faz de mim um pecador. Eu te agradeço por morrer na cruz no meu lugar e para perdoar os meus pecados. Nesse momento eu confesso minha fé em ti e o recebo como o meu Senhor e Salvador. Amém." Isso se chama uma confissão de fé (Rm 10:9,10). Não se esqueça de convidar o irmão de outra igreja a reunir-se conosco! (Pegue nome, telefone e endereço das decisões. Faça o primeiro contato em 24h e marque uma visita. Para maiores informações entre em contato com o seu pastor)

avisos e agenda da igreja
¼ Culto de Celebração: próximo domingo de volta a Escola Dom Helder Câmara às 18h.
F TADEL: terça-feira às 19h30 na casa da irmã Francisca.
q TLC: quinta-feira às 19h30 na casa do irmão Paulinho.
V Encontro com Deus: 30 de novembro a 2 de dezembro. Faça a sua inscrição com Rafaela ou Rafael.
v Multiplicação das células: dia 15 de dezembro.                                                                               
FC48-1112



Palavra para o TADEL de hoje
o líder de célula – I
*(Sabá Liberal e Abe Huber, Sua Igreja em Células, cap. 11, p. 89 a 105)


Muito tem sido dito sobre os líderes de células. Nós admiramos e respeitamos muito um líder de célula. O líder de uma célula é, sem dúvida, o principal fator de influência, e é quem determinará o nível da qualidade da célula e o tempo da sua multiplicação. “Se uma célula vai bem, o líder tem uma grande parcela de contribuição: a maior parcela, com certeza, mas o contrário também é verdadeiro”. Veja como é grande a responsabilidade de liderar uma célula.

Dados mostram que um dos fatores que contribuem para que uma pessoa mostre interesse em voltar a uma igreja ou célula está relacionado com o perfil e atitudes do líder, e que a permanência dela depende de como ela é tratada durante e após a sua primeira vez.

Um bom líder de célula vai se reproduzir em outro bom líder de célula. O contrário também é verdadeiro. A vida do líder vai determinar como será a célula. Quando se trata de escolher líderes de células é preciso ter equilíbrio. Não podemos exigir perfeição ou doutorado em divindade para ser um líder de célula. Todavia, precisamos de qualificações mínimas e indispensáveis na vida desses líderes em 4 áreas.

1. Vida com Deus.

(1) Vida consagrada (Rm 12.1), separada, santa, não envolvida com as coisas desta vida (1Tm 2.4);

(2) Cultiva intimidade com Deus, tira fielmente o TSD;

(3) Precisa ter temor do Senhor. Respeito, reverência, zelo e amor pela obra de Deus. Áreas onde deve ter temor do Senhor:

a) Pensamentos (Cl 3.2; Fp 4.8): confesse a Deus os maus pensamentos e repreenda-os. Encha sua mente com a Palavra (Rm 12.2);
b) Palavras (Ef 4.29; 5.4; Cl 4.6; 1Pe 3.10). Cuidado com murmuração, mentira, maledicência, prometer e não cumprir.
c) No que escutamos, pois elas ficam gravadas no nosso subconsciente.
d) No que olhamos e lemos. Decida olhar e ler só coisas que enriqueçam sua alma e seu espírito.
e) Como usamos nosso dinheiro. Boa mordomia e moderação. Cuidado com as dívidas.
f) No modo de vestirmos, com modéstia e decência.
g) No relacionamento com o sexo oposto.

O temor do Senhor, com certeza, resultarão em grandes bênçãos na sua vida. Você quer ser abençoado por Deus? Então confira as 11 bênçãos do temor do Senhor:

1) O Senhor dará sabedoria (Sl 111.10; Dn 1.17). É a capacidade de agir certo em situações que você nunca enfrentou antes;
2) Sua descendência será poderosa na Terra (Sl 112.1-2);
3) Na sua casa haverá prosperidade (Sl 112.1-3);
4) O Senhor nos ensinará e nos guiará (Sl 25.12);
5) Você desfrutará de intimidade com o Senhor (Sl 25.14);
6) Desfrutará da misericórdia do Senhor (Sl 103.11,17);
7) Seus desejos serão cumpridos (Sl 34.9; 145.19);
8) Você terá uma longa vida sobre a terra (PV 10.27);
9) Proteção (Sl 34.7);
10) Provisão (Sl 33.18-19);
11) Terá um memorial escrito diante de Deus e será Seu tesouro particular (Ml 3.16-17).

*Com modificações e adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário