segunda-feira, 11 de junho de 2012

FC30 0612


a formação do homem
Palavra ministrada pelo pastor Josemar Viana no Culto de Celebração em 03 de junho de 2012

Quebra-gelo:
Se você recebesse uma grande quantia de dinheiro, o que você faria primeiro?

Texto: Gênesis 1.26-28 (citação na recomendada Bíblia na Nova Versão Internacional – NVI)
“26 Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão’”.

Ponha em discussão:
1. Ainda hoje é muito comum a teoria que o ser humano evoluiu do macaco, apesar das novas descobertas da ciência indicar que cada espécie tem seu DNA próprio. O que você sabe, segundo a Bíblia, sobre a formação do homem? 
Œ Deus preparou toda a criação para homem (1º dia: luz (v.3); 2º dia: céu e água (v.6); 3º dia: terra, vegetação (v.9-11); 4º dia: luzeiros (v.14); 5º dia: peixes e aves (v.21); e finalmente no 6º dia: os animais e seres humanos (cf. 1.24-30).
 Fomos feito à imagem e semelhança de Deus, o ápice da criação. Temos o mais alto valor em importância para Deus.
Ž Deus soprou sobre nós o fôlego da vida (cf. 1.7). 
 Várias outras respostas.
2. Além da imagem/semelhança de Deus e o fôlego da vida, o que nos difere dos outros seres vivos? Como devemos nos comportar em relação à criação?
Œ Deus nos deu capacidade criativa. O homem é capaz de criar em todos os campos da vida coisas que nenhum outro ser vivo pode fazer.
 Deus nos deu domínio sobre a criação (cf. 1.28-30). Nascemos para dominar, liderar, conquistar.
Ž Várias outras respostas.
3. Outro aspecto muito interessante sobre a nossa formação está em Gn 2.24. Compartilhe algo sobre isso?
Œ Não fomos feitos para viver só (cf.2.18). Precisamos um dos outros. Deus é um só, mas três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo), uma célula (pequeno grupo)! Feitos à sua imagem e semelhança não suportaríamos viver só.
 Deus criou a família para suprir essa necessidade de “uns aos outros” (2.23-24). E a Igreja também!
Ž Várias outras respostas.
4. Quais as principais lições que podemos aprender da criação do homem?
Œ Viver, existir, só vale a pena se for na presença do Deus Criador!
 Criados à imagem e semelhança do Criador, Deus nos deu capacidade criadora. Crie! Invente!
Ž Deus nos deu domínio sobre a criação. Lidere, nosso destino é conquistar, dominar!
 Deus nos ordenou que crescêssemos e frutificássemos. A falta de frutos é uma algema do Diabo. Frutifique, multiplique!
 Deus não nos fez para vivermos sós. Para isso Deus criou a família e a igreja. A igreja é o Corpo de Cristo e os pequenos grupos são as células do Corpo. Participe de uma célula, traga um visitante, seja discipulado, discipule, lidere uma célula do Corpo de Cristo!
Aplicação: Você foi feito à imagem e semelhança de Deus, que tudo fez para ti. Seja criativo, lidere, dê frutos, não se isole, junte-se a uma célula do Corpo de Cristo (Igreja). Talvez você não tenha recebido uma grande quantia em dinheiro, mas recebeu do Criador muito mais. Não “enterre seu dinheiro (talento)”, faça-o crescer! Você é um filho do Deus vivo, Criador dos céus e da terra! Viva como tal! Aleluia!  


avisos e agenda da igreja
þ Dica: Para alcançar a multiplicação, a célula precisa investir todo o tempo em evangelismo. Se não ganhar vidas ela jamais vai se multiplicar. Na célula todos têm que dar, orar, evangelizar, pensar em estratégias criativas, sempre de olho em conquistar os que estão sem Cristo. Crie, lidere, domine, lute, conquiste e louve a Deus! A vitória é do povo de Deus!
¼ CULTO DE CELEBRAÇÃO DOMINGO ÀS 18h.   F ORAÇÃO TODA TERÇA-FEIRA ÀS 19h30.
FC30-0612
famQ � W n �d� (ǚ span style='mso-char-type:symbol;mso-symbol-font-family:Wingdings'>þ Dica: Os membros da célula poderão sair de porta em porta oferecendo para a vizinhança uma oração por seus problemas, convidando-os para a reunião e/ou pregando a Palavra. Esse procedimento é interessante nas primeiras semanas (implantação) de uma nova célula.          
FC29-0512

Nenhum comentário:

Postar um comentário